sexta-feira, 14 de julho de 2017

Carta Doralice Stein 1937

Esta carta, que abaixo transcrevo, foi a última que nossa avó Dora escreveu, pois veio a falecer, de septicemia, a 13 de Outubro de 1937 (61 dias após) no Capivari, quando tinha 41 anos de idade e deixando 5 filhas e 1 filho na mais completa orfandade.


Capivari, 13 de Agosto de 1937.

Muito querida Flávia, em primeiro recebe o meu coração cheio de saudades. Que estas poucas linhas vão encontrar-vos com saúde, são os votos que faço ao nosso bom Jesus, enquanto nós aqui vamos bem de saúde, graças a Deus. Eu já estou mais forte e disposta, e até um pouco mais gorda (parece). Recebi tua gentil cartinha de 31/7, fiquei deveras sensibilizada com as provas de carinho de minhas muito estimadas filhas, pois recebi há dias uma cartinha também muito gentil da Lieta, a qual já respondi. Como vês, estou menos nervosa, não achas? Sinto vocês não terem uma mãe mais educada e amável para corresponder a tão amáveis filhinhas. Estou muito contente com vocês todas, pois são muito boazinhas.

A Lieta mandou dizer que vem em dezembro e faz mil projetos.

A Maria manda dizer-te que os cadernos estão aqui. Avisa se for para mandar. Já remetemos o pó e as placas de micaxisto (1) que pediste, recebeste?

Maria há poucos dias escreveu-te uma minuciosa carta, já recebeste?

Peço a Deus e S. Theresinha todos os dias para que para que passes nos exames e fiques pronta este ano, enquanto a tua nomeação já falei com o Coronel, com o Dr. Panatieri, com o Sr. Bolívar Cunha (sobrinho do F. da Cunha), ele disse-me que era conveniente tu te qualificares, ainda que não possas votar, visto o tempo não dar. É para mandares o requerimento e a certidão de nascimento, se a inda tens, a Maria mandou te explicar. Travei conhecimento com o sogro do Dr. Fanor Marsilac e ele prometeu dar-me um carttão de apresentação ao genro, disse-me ele que o Dr. Fanor já tem arrumado nomeação para umas quantas professoras e nós indo a Porto Alegre, lá temos diversas cunhas e boas, tenho a esperança que haveremos de arrumar. Como vai a minha muito querida Helena, dá-lhe um apertado abraço e muitos beijos, diz-lhe que estou com muitas saudades dela e de todos. Lourdes já voltou de P. A., aproveitou bem as férias? A Luizinha já está melhor do fígado, desejo que fique bem boazinha. A Rosalina ainda não veio de P.A. Lá no Edgar todos bem, agradecem e retribuem as saudades. Ozy continua na Encruzilhada. Não sei o que anda fazendo por lá. Conhecidos todos bem. Fábia esperando todos os dias. Emerenciana está aí, meninas foram visitá-la. Abraços saudosos a Helena, Ignácio, Lourdes, Luizinha e tu querida filha recebe muitos abraços e minha benção. Doralice.

Tem um P.S., em que parte está ilegível,por problema de xerox, mas o restante é:

Não escrevo mais porque a Tila também escreveu e com certeza mandou contar todas as novidades. O Claudinho está com muitas saudades da Mana, ele ficou muito contente com o presente da Tia Helena e manda agradecer. Saudades a D. Adelina, ao Beco e D. Maria. Saudades especiais ai Laurinho e sua gentil noivinha”.


1 Micaxisto: rocha laminada, nitidamente metamórfica, composta essencialmente de quartzo e mica, em que há ausência ou raridade de feldspato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário